Walter Nery é bacharel em física pela Universidade Federal do Paraná (1985), especialista pela Faculdade de Música Carlos Gomes em Linguagem e Estruturação Musical (2008), mestre (2013) e doutor (2017) pela Universidade de São Paulo onde desenvolveu pesquisa relacionada à fase modernista do compositor Heitor Villa-Lobos sob orientação do Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles. Em 2018 foi contemplado com bolsa da Fundação Fulbright para a realização de pós-doutorado na City University de Nova Iorque sob supervisão de Joseph Straus.
Como pesquisador, apresentou trabalhos acadêmicos em diversas partes do mundo como Estados Unidos, Finlândia, Estônia e Turquia.
Guitarrista, violonista e compositor, estudou harmonia com Ian Guest, guitarra com Nelson Faria e Mozart Mello e violão clássico com Henrique Pinto.
Participou como assistente de produção do primeiro CD do grupo Família Lima e produziu e arranjou os dois CD’s da cantora de Jazz e Blues Ruthe London. Com a última, fez várias apresentações em SESC’s e teatros por todo o estado de São Paulo.
Na década de 90 atuou durante dois anos na oficina cultural estadual “Amâncio Mazzaropi” como professor de violão.
Gravou e/ou se apresentou com músicos como Zé Alexandre Carvalho, Tiago Costa, Pepa D’Elia, Edu Ribeiro, Vitor Alcântara, Bob Wyatt, Thiago Espírito Santo, Michel Leme, Walmir Gil entre outros.
Participou também da Orquestra Arte Viva, sob regência do maestro Amilson Godoy durante as comemorações do 455º aniversário da cidade de São Paulo.
Lançou em 2003 a vídeo-aula “Violão Cordas de Aço” pela editora “Aprenda Música”.
Integrou o quinteto “Cássio Poleto Acoustic Strings” que recria as músicas do lendário “Hot Club de France” de Django Reinhardt e Stéphane Grappelli, além de executar composições de nomes como Egberto Gismonti, John McLaughlin, Hermeto Paschoal e Chick Corea. Com esta formação, apresentou-se em diversos SESC’s, dentre eles o SESC Paulista no programa “Instrumental Sesc Brasil” no ano de 2004.
Fundou o grupo de música instrumental autoral RdT, com o qual gravou três álbuns: Rapazes do Trio (2007), Antídoto (2010) e Elo (2012), com distribuição nacional pelo selo Tratore. Este último com a participação especial do guitarrista estadunidense Mike Moreno. Com o RdT, realizou turnê pela américa latina em países como Peru e Argentina representando a Faculdade de Música Souza Lima.
Trabalhou durante o ano de 2009 como professor de guitarra do Conservatório de Tatuí.
Foi professor de análise musical e arranjo da Faculdade Mozarteum durante o ano de 2013.
Trabalha desde 1997 como professor de guitarra, violão, teoria musical, percepção e harmonia tradicional no Conservatório Musical Souza Lima. Em 2021 assumiu a coordenação da pós-graduação em música popular da Faculdade de Música Souza Lima onde já atuava como professor desde 2015. Na pós, ministra disciplinas como transcrição e assimilação, composição, improvisação, harmonia popular e metodologia da pesquisa.
Recentemente foi convidado a integrar o corpo docente da Faculdade de Música Souza Lima onde ministra a disciplina metodologia da pesquisa.