Anterior

Walter Nery é guitarrista, violonista, compositor e educador musical. Bacharel em Física pela Universidade Federal do Paraná (1985), especialista pela Faculdade de Música Carlos Gomes em Linguagem e Estruturação Musical (2008), mestre (2013) e doutor (2017) pela Universidade de São Paulo onde desenvolveu pesquisa relacionada à fase modernista do compositor Heitor Villa-Lobos sob orientação do Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles. Em 2018 foi contemplado com bolsa da Fundação Fulbright para a realização de pós-doutorado na City University de Nova Iorque sob supervisão de Joseph Straus.

Como pesquisador, apresentou trabalhos acadêmicos em diversas partes do mundo como Estados Unidos, Finlândia, Estônia, França e Turquia.

Guitarrista, violonista e compositor, estudou harmonia com Ian Guest, guitarra com Nelson Faria e Mozart Mello e violão clássico com Henrique Pinto. Participou como assistente de produção do primeiro CD do grupo Família Lima e produziu e arranjou os dois CD’s da cantora de Jazz e Blues Ruthe London. Com a última, fez várias apresentações em SESC’s e teatros por todo o estado de São Paulo além de uma apresentação no Lincoln Center em Nova Iorque.

Gravou e/ou se apresentou com músicos como Zé Alexandre Carvalho, Tiago Costa, Pepa D’Elia, Edu Ribeiro, Vitor Alcântara, Bob Wyatt, Thiago Espírito Santo, Michel Leme, Walmir Gil entre outros.

Integrou o quinteto “Cássio Poleto Acoustic Strings” que recria as músicas do lendário “Hot Club de France” de Django Reinhardt e Stéphane Grappelli, além de executar composições de nomes como Egberto Gismonti, John McLaughlin, Hermeto Paschoal e Chick Corea. Com esta formação, apresentou-se em diversos SESC’s, dentre eles o SESC Paulista no programa “Instrumental Sesc Brasil” no ano de 2004.

Fundou o grupo de música instrumental autoral RdT, com o qual gravou três álbuns: Rapazes do Trio (2007), Antídoto (2010) e Elo (2012), com distribuição nacional pelo selo Tratore. Este último com a participação especial do guitarrista estadunidense Mike Moreno. Com o RdT, realizou turnê pela américa latina em países como Peru e Argentina representando a Faculdade de Música Souza Lima.

Trabalhou durante o ano de 2009 como professor de guitarra do Conservatório de Tatuí. Foi professor de análise musical e arranjo da Faculdade Mozarteum durante o ano de 2013.

Trabalha desde 1997 como professor de guitarra, violão, teoria musical, percepção e harmonia tradicional no Conservatório Musical Souza Lima. Em 2021 assumiu a coordenação da pós-graduação em música popular da Faculdade de Música Souza Lima onde já atuava como professor desde 2015. Na pós, ministra disciplinas como transcrição e assimilação, composição, improvisação, harmonia popular e metodologia da pesquisa.

Integra o corpo docente da Faculdade de Música Souza Lima desde 2021 onde ministra atua como professor de guitarra e violão, além de ministrar as matérias de composição e metodologia da pesquisa.