Giba Favery atua profissionalmente como baterista desde os 16 anos. Estudou bateria nas escolas Drummers Collective (New York), Berklee College of Music (Boston), Conservatório Musical Souza Lima e no CLAM (Zimbo Trio), onde também foi professor por seis anos. Teve aulas particulares de forma intensiva com os bateristas José Eduardo Nazario, Bob Wyatt, Lilian Carmona, Zé Carlos Silva e Dinho Gonçalves. É bacharel em percussão pela FAC-FITO, pós-graduado em música popular brasileira pela Faccamp e mestre em música com foco em práticas instrumentais e performance pela Unicamp. Atualmente é professor de bateria da Faculdade Souza Lima.
Lecionou na E.M.T. por 20 anos (Escola de Música e Tecnologia), onde desenvolveu e coordenou o curso do IP&T (Instituto de Percussão e Tecnologia). Foi professor de instrumento na Faculdade Cantareira por 13 anos, sob a coordenação do baterista americano Bob Wyatt. Atualmente, é professor de instrumento na Faculdade Souza Lima.
Giba já tocou e gravou com nomes como Anai Rosa, Ary Roland, Cacique Jazz Combo, Cauby Peixoto, Célia, Carlos Patriolino, Celso Pixinga Quinteto, Christianne Neves, Derico Sciotti, Eduardo e Silvinha Araújo, Eugenia Melo e Castro, Fernanda Porto, Graça Cunha, Havana Brasil, Heartbreakers, Jair Oliveira, Jair Rodrigues, Jorginho do Trumpete, Luciana Mello, Marcinho Eiras, Michel Freidenson, Nouvelle Cuisine, Mozart Mello, Paulo Moura, Tony Osanah, Roberta Miranda, Sula Miranda, Sandy e Junior, Secos & Molhados, Sizão Machado, Soulfunk, Pollaco, Virginia Rosa, Walter Franco, Willie Verdaguer, Zerró Santos Big Band, entre outros. Foi o baterista da banda que acompanhava Jair Rodrigues por sete anos consecutivos até a morte do cantor em 2014, com shows realizados em diversos e importantes festivais de música nacionais e internacionais.
Na área instrumental, possui seu projeto solo e já lançou dois CDs: Hard Samba (2001) e Dupla Dinâmica (2006) em parceria com o baixista Celso Pixinga. Em 2013, desenvolveu o projeto Ponte Aérea com músicos paulistas e cariocas: Marcelo Elias (pianista – diretor musical do artista Pedro Mariano), André Rodrigues (baixo – in memoriam) e Afonso Claudio no saxofone, resultando na gravação do CD Ponte Aérea em 2014. Com o saxofonista Afonso Claudio, participou recorrentemente de apresentações em casas como Jazz nos Fundos e Jazz B, em tributos dedicados ao saxofonista americano John Coltrane, com releituras de obras representativas como Love Supreme e Ballads.
Também integra o quarteto Na Área com João Cristal no piano, Zeli Silva no baixo e Dino Barioni na guitarra. Ainda no instrumental, compõe o Trio da Força com Michel Leme e Glécio Nascimento, e também é baterista do trio do guitarrista Faiska Borges.
Giba participa do musical É Melhor ser Alegre do que Triste, um tributo a Vinicius de Moraes, com a participação das cantoras Jane Duboc, Veronica Ferriani, Grazi Medori e o ator Juan Alba. Também atua no musical A Vida em Vermelho, com os atores Leticia Sabatella e Fernando Alves Pinto.
Giba Favery integra bandas de destaque no cenário paulista, como Havana Brasil, Heartbrakers e Banda Farinha Seca, onde regularmente se apresenta no Bourbon Street, eventos corporativos e no circuito SESC Brasil. Como músico acompanhante na MPB, trabalha atualmente com Anaí Rosa, Faiska Trio, Graça Cunha, Fafá de Belém, Mark Lambert, Farmer Band e Vania Abreu.
Na área didática, gravou quatro vídeo-aulas pela Aprenda Música, intituladas: Melhore Sua Técnica, Rudimentos como Estudar e Aplicar Vol. 1 e 2 e Dupla Dinâmica, com Celso Pixinga: Conceitos, Estilos e Grooves de Contrabaixo e Bateria. É proprietário do IP&T Giba Favery (franquia da marca IP&T), uma escola de bateria especializada no desenvolvimento e prática intensiva desse instrumento.