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Artigos e livros da Bibliografia Complementar

Artigos (Revistas, TCC, Monografia, Mestrado, Dissertação)

o Jazz Modal de Ron Miller Como Ferramenta Composicional de Música Não Linear para Jogos Digitais

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Elis Regina: uma voz no espectrograma – do primeiro ao último fonograma

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Aspectos da aprendizagem informal em música ligados a princípios da Música Universal de Hermeto Pascoal

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BRAGA DE OLIVEIRA, Cristiano, Wolf, Daniel. Os “sete estudos brasileiros” para violão solo de Carlos Alberto Pinto Fonseca: uma abordagem analítica sobre demandas. Música hodie, 2012, São Luiz/MA, Porto Alegre/RS Vol. 12(2), p. 156-170.

ELÍAS LLANOS, Fernando. Guinga: 70 anos de um violão brasileira altamente particular. OPUS v. 26 n. 3 set/dez 2020.

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MESTRINEL, Francisco de Assis Santana. A batucada da Nenê de Vila Matilde: formação e transformação de uma bateria de escola de samba paulista. Campinas, SP, 2009. [s.n.]. Dissertação (mestrado em música). Universidade Estadual de Campinas.

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FONSECA, Érico.
Ponderações, estratégias e sugestões para o ensino a distância de trompete em universidades brasileiras. Campinas: [s.n.], 2022.
 Tese (doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.

GIL, Walmir de Almeida.
A improvisação de Odésio Jericó nos discos da Banda Mantiqueira: Aldeia, 1996; Bixiga, 2000 e Terra Amantiquira, 2005. Campinas: [s.n.], 2016.
Dissertação (mestrado). Universidade estadual de Campinas, Instituto de Artes.

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FREITAS, Sérgio Paulo Ribeiro de. Teoria da harmonia na música popular: uma definição das relações de combinação entre os acordes na harmonia tonal. Dissertação (mestrado em música) – Instituto de Artes da UNESP, 1995.

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LOPES, Maico Viegas. A interpretação da música brasileira para trompete sem acompanhamento. Maico Viegas Lopes, 2012. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2012.

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CORREIA, Rogério. Papo vanguarda: entrevista com Marcello Stasi. Rede Vanguarda: 2008.

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GASPARETTI, Cíntia. Reflexões sobre o processo de montagem de um concerto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso – Departamento de Música/ Escola de Comunicações e Artes / Universidade de SãoPaulo.

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GOMES, Hermes Coelho. O regente orquestral contemporâneo por uma visão contextualizada. 2012. 195 p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.

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ALMEIDA, Marcus V. S. R. M. O Jazz paulistano: um estudo da cena jazzística da cidade de São Paulo.The Jazz in São Paulo: a study about the jazz scene in the city of São Paulo. 2016. 1 recurso online (241 p.). Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.

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NOGUEIRA, Lenise Cardoso Lima. A performatividade da jazz afro-estadunidense e sua reinvenção em Jazz Roots. 2021. 152 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) – Universidade Federal.

GRAEFF, Nina. Fundamentos rítmicos africanos para a pesquisa da música afro-brasileira: o exemplo do Samba de Roda. Música e Cultura: revista da Associação Brasileira de Etnomusicologia, v. 9. 2014.

ALBUQUERQUE, Joel Miranda Bravo de. Redes de projeções por inversão: propriedades simétricas do sistema cromático e equivalências por multiplicação M5 e M7.Artigo dos periódicos Capes, 2017.

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CORREIA, Renata Coutinho de Barros. Análise e performance musical: perspectivas de pesquisa, influências mútuas e abordagem crítica. 2021. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

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BARROS, Luiz Cláudio. A Retrospectiva histórica e as temáticas investigadas nas pesquisas empíricas sobre o processo de preparação da performance musical. Per Musi. Belo Horizonte: UFMG (no prelo).

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MAUDONNET, Daniel L.Estratégias de desenvolvimento da carreira musical: o impacto das mudanças tecnológicas e institucionais. Dissertação de mestrado, FGV, São Paulo, 2015.

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KUBIK, Gerhard. Educação tradicional e ensino da música e dança em sociedades tradicionais africanas.Revista de Antropologia, São Paulo, FFLCH/USP, 1979.

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Livros em PDF

BRANDÃO, E; Fonseca, W. Acústica de Salas. Edição em português. São Paulo, Brasil: editora Blucher, 2016.

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GIBSON, D. The art of mixing. 2 ed. Boston, USA. Cengage Learning, 2005.

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OWSINSKY, B. Mixing engineer’s handbook. 3a edição. Boston, USA. Cengage Learning, 2013.

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ADOLFO, Antônio. O livro do músico: harmonia e improvisação para piano, teclados e outros instrumentos. 4ª ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 1989.

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GUEST, Ian. Harmonia: método prático. Editora Lumiar, 2006. Volume 1.

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OGBURN, S. et al. Ear Training 1 workbook. Boston: Berklee Press, 2002.

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NETO, Jovino Santos. Tudo é som: themusicof Hermeto Pascoal. Universal edition, 2001.

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ASSUMPÇÃO, Nico.Segredos da Improvisação. Rio de Janeiro: Lumiar, 2002.

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FIUZA, Mauro Barro et al. Cantar “rasgandao a voz” pode ser uma prática saudável? Pontificia Universidade de São Paulo, PUC-SP, Manuscrito, 2018.

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COLLURA, Tori. Improvisação: práticas criativas para a composição melódica na música popular. São Paulo: Irmãos Vitale, 2008. Volume 1.

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ILARI, Beatriz. (Org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processoscognitivos em música – da percepção à produção. Curitiba: Editora da UFPR, 2006.

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MONTANHAUR, Ramon; ROSA, Gilberto de.Bateria e Contrabaixo na Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Lumiar, 2002.

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KORSAKOV, Nicolay R. Principles of Orchestration. New York: Dover Publications Inc., 1964, 489 p.

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