A Fundação Cultural Latin GRAMMY foi instituída pela Academia Latina da Gravação TM para promover a consciência e a valorização internacional das contribuições significativas da música latina e de seus criadores para a cultura mundial e para proteger seu rico patrimônio e legado musical. O principal foco beneficente da Fundação é fornecer bolsas de estudos para estudantes de música latina com necessidades financeiras, bem como conceder subvenções a estudiosos e organizações em todo o mundo para a pesquisa e preservação dos variados gêneros de música latina. Apoie nossa missão fazendo hoje uma doação em nossa página no Facebook. Para obter informações adicionais, visite o site da Fundação Latin GRAMMY www.latingrammyculturalfoundation.com.
Ganhadores da Bolsa de Estudos Grammy 2015:
Em comemoração ao 15º Aniversário do Grammy, foi criada a Fundação Cultural Grammy com objetivo de fomentar a música latina, através da concessão de prêmios em três áreas que, resumidamente, são: 1- bolsas de estudos a músicos latinos, 2-ajudar no financiamento de pesquisa na área de música latina e 3-ajuda financeira a instituições musicais carentes. Em 2015, houve o processo seletivo, onde foram oferecidas vinte bolsas de estudos a alunos de música da America Latina, destas, sete foram conquistadas pelos alunos da Faculdade de Música Souza Lima Ensino de Música, sendo eles: Mauro Oliveira, aluno de saxofone, Rodolfo Guilherme, trompete, Rafael Abdala, baixo, Renato Alves, guitarra, Diego Pereira, bateria, Mirella Costa, canto e Joabe Reis, trombone. Foram seis bolsas no valor de 10 mil dólares cada e uma bolsa especial para Mirella Costa (canto) estudar na Berklee, no valor de 25 mil dólares. “A Fundação paga o curso de música diretamente à instituição e pode ser renovada anualmente”, explica o Presidente do Souza Lima Ensino de Música, Antonio Mario Cunha. “A ideia agora é formar a banda SL Grammy Latino, fazer alguns shows e os alunos serão embaixadores do Grammy e do Souza Lima”, diz Antonio Mario. Além disso, este projeto será levado às escolas do CLAEM com o objetivo de beneficiar mais alunos da America Latina.
Agora, anualmente todos os alunos da Faculdade de Música Souza Lima serão convidados a aplicar no projeto. O fato da instituição já ser reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência em educação musical e o talento dos músicos brasileiros, dá aos alunos ótimas chances de se beneficiar das Bolsas de Estudo oferecidas pela Fundação Cultural Grammy. A nova parceira com a Associação de Ensino Superior de Música que oferta, há mais de dez anos, bolsas de estudo parciais e integrais para músicos talentosos brasileiros e latinos na Faculdade Souza Lima, este projeto será com certeza um sucesso. “Aproveitem essa oportunidade muito importante para o crescimento musical e cultural dos estudantes brasileiros e latinos”, finaliza Antônio Mário.
Depoimento dos alunos
“Desde quando eu terminei meus estudos na EMESP, comecei a pesquisar qual seria a melhor escolha para o curso de Música Popular – Bacharelado em Saxofone. Como todos sabem, a experiência prática na música conta muito e isso foi levado em consideração na minha escolha pela Faculdade Souza Lima. O corpo docente da escola tem os melhores professores. A minha gratidão com a Faculdade começa por ser um dos alunos bolsistas e, agora, como vencedor da Bolsa Grammy isso só aumenta. Agradeço a todos os professores pelo conhecimento compartilhado, em especial a Vitor Alcântara, meu professor de saxofone, e ao Lupa Santiago o Coordenador do Curso.” Mauro Oliveira, saxofonista.
“Quando escolhi cursar a Faculdade Souza Lima, estudei ainda com mais vigor, pois precisava ganhar uma bolsa de estudos para ter condições de me matricular. E assim se fez… Conquistei uma bolsa que me possibilitava pagar parte da mensalidade do curso. Ser premiado com a bolsa de estudos do Latin GRAMMY Cultural Foundation, foi uma surpresa e um presente indescritível. Presente este que me dará a possibilidade de continuar a caminhada dos estudos nesta instituição que me identifiquei tanto. Aqui, no Souza Lima, estou em contato e estudando com parte dos melhores músicos/instrumentistas que nosso Brasil possui. E isso aumenta muito a possibilidade de maior aprendizado e estar dentre esse músicos ¨ativos¨ no mercado de trabalho e no cenário musical. Tenho certeza que muitas pessoas gostariam de ter ganho uma bolsa como esta, inclusive eu… Assim, por tamanha honra em ter sido premiado, me comprometo sempre mais e mais me dedicar aos estudos e à música.” Rodolfo Guilherme, trompetista.
“Sou contrabaixista e compositor, natural de Três Lagoas-Ms. Uma cidade no interior do país, onde a informação didática-musical era muito escassa. Há 14 anos, me mudei em busca de conhecimento e formação musical. Há seis anos em São Paulo, trabalho constantemente como free lance e em grupos de música instrumental, bem como com meu trabalho instrumental. Quando resolvi buscar uma graduação em música, o primeiro nome que me veio foi o Souza Lima, onde onde curso atualmente o quarto semestre como aluno bolsista (bolsa músico). A escolha por esta instituição deu-se pelo fato de que no quadro docente encontramos grandes professores e músicos atuantes no cenário paulistano, nacional e internacional.” Rafael Abdala, contrabaixista.
“Entrei na Faculdade Souza Lima no ano de 2014 por indicação de dois grandes músicos e amigos, Paulinho Alves e Glécio Nascimento. Eu fiz o teste e consegui uma bolsa de estudos que foi suficiente para dar início aos meus estudos acadêmicos. Nesse ano fiz as práticas de banda dos professores André Marques, Nenê e Daniel D’Alcântara e foi muito satisfatório, tanto quanto as aulas teóricas, pude rever muita coisa que havia estudado por outra perspectiva e agora com mais propriedade, sendo bolsista pude participar da big band da faculdade, também realizei alguns trabalhos e eventos pela instituição. A bolsa Grammy veio na hora certa, depois de um ano de muito estudo e dedicação à música e ao instrumento, foi muito bom para saber que realmente vale a pena dedicar a vida aos estudos e ao aprendizado, o universo responde a favor e assim podemos colher o fruto do que plantamos.” Renato Alves, guitarrista.
“Sou baterista nascido em Guaratinguetá – SP, tenho 26 anos, e estudei bateria um ano e meio no Conservatório de Tatuí, quando então decidi procurar um ensino superior para carreira acadêmica. Desde que iniciei meus estudos na Faculdade Souza Lima, no programa de alunos bolsistas, meu foco sempre foi o estudo e desenvolvimento da música como ciência. A partir da convivência com grandes mestres que fazem parte do corpo docente da Faculdade Souza Lima, pude ter experiências musicais maravilhosas, integrar o Trio Choro Moderno, com o professor Pedro Ramos e o violonista Paulo Ramos, além de ter feito duas viagens para a Europa representando o Brasil. Com essa conquista adquirida pela meu esforço e seriedade com a música, vou conseguir me dedicar integralmente aos estudos formais e planejar a continuidade da minha formação. A bolsa da Fundação Latin Grammy é sem dúvida um marco na minha carreira acadêmica.” Diego Pereira, baterista.
“Sou cantora, pernambucana. Eu sou muito feliz por saber que Deus colocou em mim o tesouro da música e que a medida que eu sonho Ele realiza. Foi assim desde o dia q sonhei em vir para o Souza Lima. Estar no Souza como bolsista e ter sido introduzida a música brasileira e ao Jazz, ter estudado e conhecido pessoas maravilhosas, professores incríveis, amigos inesquecíveis, é impagável! Sou muito grata porque através do Souza muitas portas foram abertas e pude aprender muita coisa e sonhar mais alto. No começo do ano, eu apliquei para a Berklee College of Music ganhei uma bolsa para estudar lá e também fui contemplada com a Maior bolsa de estudos que o Grammy Latino deu esse ano para estudantes de música da América Latina e Espanha. Estou RADIANTE de felicidade de poder somar essas duas bolsas e ter bolsa integral para a Berklee. Isso me faz lembrar como é importante sonhar e ter FÉ.” Mirela Costa, cantora.
“Hoje mora em São Paulo-Brasil, cursa bacharelado em trombone pela Faculdade de Música Souza Lima & Berklee (SP), desde de 2013, quando ingressou na Faculdade sendo aprovado na primeira fase, através da prova que garante bolsas de estudos, que a Faculdade oferece antes do vestibular, posteriormente, foi aprovado também no vestibular da mesma. Nessa mesma instituição, foi instruído a presta a prova para o projeto de bolsas do Latin Grammy Cultural Foundation, associação na qual seleciona estudantes de música de grande destaque de diversos países, sendo um dos alunos aprovados. A Faculdade de Música Souza Lima é uma das instituições de ensino mais séria do país. Referencial para estudantes de música e profissionais da área que procuram aprimorar seus conhecimentos e buscam fazer o curso de graduação em música popular numa instituição, em que os professores, além de um auto conhecimento musical, atuam no mercado em diversos lugares do país e exterior, e que ao longo dos anos vem preparando os seus alunos também para o mercado de trabalho, festivais e concursos por todo mundo, sempre com um grande índice de aprovações de seus alunos.” Joabe Reis, trombone.