Felipe Aires Fonseca – Faculdade Souza Lima
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo identificar alguns elementos idiomáticos do estilo do trompetista Diego Garbin, no ritmo nordestino baião, presentes em seus solos improvisados. Para isso serão analisados tópicos específicos de elementos rítmicos e melódicos presentes nos solos. As composições em que os solos estão presentes são de Luís Gonzaga e do próprio trompetista, que fazem parte dos álbuns “Refúgio” (2018) e “Forró do Haick vol. 2” (2021). A contextualização contará com uma breve história do baião e a biografia de Diego Garbin. A partir disso, a análise apontará a forma e a recorrência dos elementos abordados, como quiálteras, contratempo, síncopa, arpejos, repetição de notas, padrão de digitação e sequência. Como não existe um sistema de análise específico para o estilo baião, a metodologia de pesquisa aplicada foi constituída a partir de autores e livros consagrados da academia, como Lacerda (1966), Coker (1991), Faria (1991), Med (1996) e Marques (2018), além de materiais de apoio.
Palavras chave: Diego Garbin; Baião; Improvisação; Música brasileira; música Brasileira Contemporânea; Trompete.
Abstract: This study aims to identify some idiomatic elements in the style of trumpeter Diego Garbin, in the baião rhythm of Brazil’s northeast region, as found in his improvised solos. To do this, specific topics of the rhythmic and melodic elements found in this solos will be analyzed. Compositions containing these solos are found are by Luís Gonzaga and the trumpeter himself and are included on the albums “Refúgio” (2018) and “Forró do Haick vol. 2” (2021). Contextualization will include a brief history of baião and a biography of Diego Garbin. Based on this, analysis will indicate the form and the recurrence of elements discussed, such as tuplets, backbeat, syncopation, arpeggios, note repetition, fingering style and sequence. Because there is no specific system of analysis for the baião style, the research methodology applied was gathered from established academic authors and literature, such as Lacerda (1966), Coker (1991), Faria (1991), Med (1996) and Marques (2018), in addition to support materials.
Keyword: Diego Garbin; Baião; Improvisation; Brazilian music; Contemporary Brazilian music; Trumpet
Introdução
O presente estudo tem por objetivo identificar alguns elementos idiomáticos do estilo de Diego Garbin, no ritmo nordestino baião, presentes em seus solos improvisados.
Apesar da pouca idade, o trompetista vem se destacando no cenário da música brasileira contemporânea pelo seu virtuosismo, clareza na construção de ideias, criatividade, composições e arranjos, além dos seus trabalhos com grandes artistas que atuam no cenário da música contemporânea instrumental brasileira, como Hermeto Pascoal, André Marques, Fábio Gouveia, Paulo Almeida, Nailor Proveta, entre outros.