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Carlos I. N. Ezequiel

Faculdade de Música Souza Lima – carlosezequiel@hotmail.com

Resumo: Este texto é um relato de experiências práticas aplicando compassos ímpares e polirritmia aos ritmos Samba e Baião, ocorridas em cinco cidades de três países distintos – Brasil, Dinamarca e Coréia do Sul – durante o ano de 2013. O objetivo desta pesquisa foi: observar músicos de diferentes formações culturais executando o vocabulário rítmico proposto em minha pesquisa de mestrado – Aplicando Polirritmia e Métricas Ímpares aos Ritmos Brasileiros: Samba e Baião; identiSicar resultados musicais, desdobramentos e novas aplicações; experimentar formas alternativas pelas quais o assunto possa ser estudado.

Palavras chave: Polirritmia, Métricas Ímpares, Samba, Baião.

Abstract: This paper presents a description of practical experiences applying odd-meters and polyrhythms to Brazilian traditional rhythms Samba and Baiao, occurred in Kive cities located in three countries (Brazil, Denmark and South Korea) during 2013. The goal of this research was: to observe musicians from different cultural backgrounds executing the rhythmic vocabulary proposed in my Master`s Degree project – Applying Polyrhythms and Odd-Meters to Brazilian Rhythms: Samba and Baiao; to identify unexpected musical results and new possibilities yet to be explored; and to experiment alternative ways through which this vocabulary might be approached.

Keyword: Polyrhythms, Odd-meters, Samba, Baiao.

Introdução

O termo “polirritmia” é utilizado para descrever duas ou mais pulsações simultâneas. Kostka e Payne dizem que polirritmia “denota uma textura musical em que o ouvinte se torna consciente de mais de uma camada musical, cada qual respondendo a um tempo forte independente e recorrente” (1995: 531). Robert Hicock aSirma que polirritmos são “dois ou mais ritmos contrastantes e independentes executados simultaneamente” (1993: 54).

 

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