Banner faculdade2chamada internacional menor

 

 

 

 

Manual do Estudante

PROCESSO SELETIVO EXCLUSIVO:

Processo Seletivo

DEZEMBRO/2015

Provas: dias 05 e 06-12-2015

 

FACULDADE DE MÚSICA SOUZA LIMA-FMSL
Comissão Permanente do Concurso Vestibular


Vestibular- 2016

Manual do Candidato
Curso Superior Sequencial em Música

 

SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
1 -  Informações sobre a Faculdade de Música Souza Lima.
2 -  Local de Prova e Calendário Geral.
3 -  Curso Oferecido.
4 -  Inscrições.
4.1. Instruções para o Preenchimento do Formulário de Inscrição.
5 - O Concurso Vestibular: provas; instruções para a realização das provas; classificação; resultado final; critérios de eliminação e divulgação do resultado.
6 -  Matrícula dos Candidatos Classificados.
6.1. Informações Gerais da Matrícula.
7 -   Conteúdos Programáticos das Disciplinas do Vestibular:
7.1. ANEXO I
7.2. ANEXO II
7.3. ANEXO III

APRESENTAÇÃO
Este Manual tem por objetivo fornecer a você, candidato, as orientações necessárias para a realização do Concurso Vestibular 2016 da Faculdade de Música Souza Lima – FMSL. Antes de efetuar sua inscrição, leia cuidadosamente as instruções contidas neste Manual. São elas que estabelecem todas as normas relativas ao Vestibular no qual você está se inscrevendo.
 Desse modo, antes de se inscrever você deverá estar ciente das datas e dos procedimentos de inscrição e de realização das provas, do conteúdo das disciplinas a ser cobrado nas provas, dos procedimentos e exigências para matrícula em nossa instituição, caso seja aprovado, além de várias outras informações importantes. Mais do que isso, você estará dando ciência de que leu e conhece as informações contidas neste Manual e no Edital relativo ao Vestibular  2016. 
A seguir, obedeça rigorosamente às orientações contidas neste Manual para efetuar a sua inscrição. Não pule etapas e vá até a última tela do procedimento. 
Sua inscrição somente será efetivada se você chegar à última tela e marcar a opção de confirmação da inscrição. Se você utilizar a tecla de retornar do seu navegador, sem marcar a confirmação, sua inscrição não será validada, ou seja, você não terá sido inscrito no Vestibular.
Atente também para as datas, horários, local das provas e para a documentação exigida para ingressar no local dos exames, bem como para as questões relativas à classificação e eliminação do processo.
Caso as instruções contidas no Manual não tenham esclarecido algum aspecto relativo ao Vestibular, você poderá obter informações adicionais pelos telefones 3884-9149 ou pela internet, no site www.souzalima.com.br/faculdade.
Fique certo de que estamos trabalhando para oferecer um Processo Seletivo justo e imparcial e, assim, garantirmos a todos os candidatos condições iguais de acesso à nossa instituição. 
Desejamos-lhe bons estudos e esperamos contar com você como aluno da FMSL em um futuro próximo.

1 – Informações sobre a Faculdade de Música Souza Lima- FMSL

A Faculdade de Música Souza Lima- FMSL funciona por Ato de Autorização do Ministério da Educação e Cultura- MEC, através da Portaria Ministerial nº. 1.223, de 5 de outubro de 2010, publicado no Diário Oficial da União nº. 192, pag. 17, em 6 de outubro de 2010. Rege-se por Regimento próprio, pela Legislação do Ensino Superior vigente no País e no que couber, pelo Estatuto da Mantenedora, e, se posiciona como uma Escola Cidadã que emerge da Comunidade para servir à mesma e concentra-se no ensino ordenado a fim de buscar a formação integral do indivíduo, despertando-lhe o senso crítico, o critério ético, e a capacidade de julgar e agir corretamente; formar cidadãos conscientes, capacitados para a vida profissional e cívica, conforme as expectativas da Instituição- FMSL e as exigências da sociedade moderna. O Vestibular- 2016, para matrícula no ano letivo de 2016, na Faculdade de Música Souza Lima- FMSL é regido pelos termos da Lei Federal nº. 9.394/96; Portaria Normativa nº. 40 de 12 de dezembro de 2007 e portaria Ministerial nº.1.223, de 5 de outubro de 2010. Atende ao disposto no TÍTULO IV, capítulo II, artº. 40 do Regimento da Faculdade de Música Souza Lima e à legislação vigente.

2 - Local de Prova e Cronograma Geral  

A prova do Vestibular- 2016 será realizada nos dias 05 -12-2015, das 14h às 17h30h, e 06-12-2015 com início às 09h00, no endereço da Faculdade de Música Souza Lima, rua José Maria Lisboa, nº. 745, Jardins, cidade de São Paulo. 
            O Processo Seletivo ocorrerá obedecendo ao seguinte cronograma:

ETAPAS

DATAS

Publicação do edital

3-8-2015

Início das inscrições

3-8-2015

Encerramento das inscrições

3-12-2015

Aplicação das provas de Redação e Harmonia

5-12-2015

Aplicação das provas de Percepção e Prática Instrumental

6-12-2015

Divulgação do gabaritos das provas de Harmonia e Percepção

7-12-2015

Divulgação dos candidatos aprovados

8-12-2015

Apresentação de recurso

9-12-2015

Matrícula - 1ª. chamada

8à10-12-2015

Divulgação do boletim de desempenho dos candidatos

8-12-2015

Divulgação dos candidatos aprovados- 2ª. chamada

11-12-2015

Matrícula - 2ª. Chamada

11-12-2015

Início das aulas

Fev.– 2016

 

3 - Curso Oferecido e Vagas
O curso oferecido e as respectivas vagas são:

Curso

Turno

Vagas

Início/aulas

Autorização

Bacharel. em Música

Diurno

140

Fevereiro 2016

Port.MEC.1223/2010

 

4 – Das Inscrições
A Faculdade de Música Souza Lima- FMSL, através da Comissão Permanente do Concurso vestibular- COPEVE, torna público que o Processo Seletivo-2016 para ingresso no curso superior sequencial em Música, obedecerá às seguintes disposições: Processo Seletivo, composto de duas Provas de Conhecimento Comum- Redação e Harmonia- e de duas de Conhecimento Específico- Percepção e Prática Instrumental, terá as inscrições realizadas à partir das 10h do dia 3 de Agosto de 2015 às 17h do dia 3 de Dezembro de 2015, através do site www.souzalima.com.br/faculdade e na secretaria da faculdade à rua José Maria Lisboa, nº. 745 - Bairro Jardins, cidade de São Paulo, permitidas a candidatos matriculados na última série do ensino médio e a candidatos que já concluíram esse nível de ensino.

4.1.  Instruções para o preenchimento do formulário de inscrição.
   Para se inscrever, o candidato deve:

  • acessar o site 
  • providenciar os documentos necessários à matrícula, no caso de sua aprovação- item (9.1), do Edital;
  • efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 130,00 (cento e trinta reais), via depósito identificado no Banco Santander  (Ag.3970 c/c 13000188-0 em nome de Associação Ensino Superior de Música). Para alunos regularmente matriculados no Conservatório Souza Lima, a taxa será de R$ 110,00 (cento e dez reais) ambas feitas até o dia 3 de Dezembro de 2015, sob pena da não-efetivação da inscrição

Ao efetuar a inscrição, o candidato deverá optar por um dos seguintes instrumentos:

Teclado/piano

Trombone

Violão

Saxofone

Guitarra

Canto

Contrabaixo

Trompete

Bateria

Outros


Efetuada a inscrição, a opção referente ao instrumento não poderá ser modificada.

5 – O Concurso Vestibular:

5.1. Instruções para a realização das  Provas

As provas do Vestibular 2016-FMSL, de caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas em duas fases, para as quais o candidato deverá se apresentar com antecedência mínima de 30 minutos, portando o documento de identidade informado no ato da inscrição. Os candidatos retardatários não terão acesso às provas.
Primeira Fase - Provas de Conhecimento Comum (Redação e Harmonia). Serão aplicadas no dia 5 de Dezembro de 2015, das 14h às 17h.
Segunda Fase - Provas de Habilidade Específica (Percepção e Prática Instrumental). Serão aplicadas no dia 6 de Dezembro de 2015, com inicio às 9h.
 As provas de Redação em Língua Portuguesa, Harmonia, Percepção e Prática Instrumental serão elaboradas de acordo com os programas  constantes dos Anexos I,  II e III deste Manual, e serão aplicadas na cidade de São Paulo à rua José Maria Lisboa, nº 745, sede da Faculdade de Música Souza Lima- FMSL. Aplicam-se aos candidatos do curso sequencial em Música, o  contido nos itens 3.1.1 à 3.1.4, do Edital nº 01/2016, e o contido neste Manual. A contestação do gabarito restringe-se, exclusivamente, às provas objetivas, não sendo este procedimento estendido, sob hipótese  nenhuma, às provas discursivas e Provas de habilidade Específica (PHE).
 Devido à natureza do Processo Seletivo, em nenhuma hipótese será concedida revisão de provas, contagem e/ou recontagem de notas para qualquer uma das Provas de Conhecimento Comum (PCC) e/ou Provas de Habilidade Específica (PHE). Não se acolherá recurso contra qualquer decisão  da Comissão Permanente do Vestibular da FMSL – (COPEVE).

5.2. Da classificação
A classificação final dos candidatos far-se-á de acordo com o estabelecido no item (6), do Edital.

O resultado do Vestibular- 2016 será divulgado no dia 8-12-2015.
A divulgação das listas de classificação dos candidatos será feita no site www.souzalima.com.br/faculdade e na FMSL. 

O candidato classificado, obrigatoriamente, deverá apresentar-se à secretaria da Faculdade de Música Souza Lima- FMSL, no período do dia 08 à 10 de Dezembro de 2015, no horário das 9h às 19h, de posse de todos os documentos elencados no item (9.1), do Edital e item (6) do Manual,  pessoalmente ou através de procurador legalmente constituído, a fim de matricular-se e confirmar sua pretensão de frequentar o curso em que obteve classificação.
            
As vagas que venham a ocorrer após a matrícula dos candidatos classificados serão preenchidas através de  classificação de novos candidatos.
            
Outras listas de classificação de candidatos poderão ser divulgadas, caso necessário, em compatibilidade com o calendário escolar da FMSL.
            
A divulgação das listas de classificação dos candidatos será feita no site www.souzalima.com.br/faculdade e na FMSL.

5.3. Critérios de eliminação e divulgação do resultado
            
Perderá o direito aos resultados obtidos no Vestibular 2016 e, consequentemente, à vaga no curso, e será eliminado o candidato classificado que:

  • Não comparecer no local, data e horário estabelecidos pela secretaria da Faculdade de Música Souza Lima, exceto quando representado por procurador, para realizar sua matrícula;
  • Não apresentar a documentação exigida e que são obrigatórias para a efetivação da matrícula;
  • Por qualquer razão, não efetivar a sua matrícula nas datas e horários  estabelecidos;
  • Utilizar recurso fraudulento na inscrição, utilizar meios ilícitos na realização do Processo Seletivo ou atentar contra a disciplina e a boa ordem dos trabalhos, na sala de prova ou nas suas proximidades;
  • Não efetue a matrícula nas datas determinadas;
  • Deixar de comparecer a qualquer uma das provas;
  • Obter nota bruta igual a zero em qualquer um dos exames  realizados;
  • Obter nota bruta inferior a 3,0 em qualquer uma das Provas de Conhecimento Comum (PCC) e de Habilidade Específica (PHE).

6. Matrícula dos candidatos classificados

Para efetuar a matrícula o candidato deverá apresentar o original e a cópia, autenticada, de cada um dos seguintes documentos:

  • Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio;
  • Se o candidato for portador de Curso Técnico Profissionalizante ou Superior, deverá apresentar 1 (uma) fotocópia deste documento frente e verso, autenticada e legível. Neste caso o candidato estará dispensado da apresentação do Histórico Escolar;
  • Cédula de identidade;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Prova de quitação com o Serviço Militar para candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos e menores de 45 anos;
  • Título de Eleitor com comprovante de votação na última eleição;
  • Uma foto 3x4, colorida e atualizada com data entre 2013 e 2015;
  • Comprovante de residência em nome do candidato ou dos pais e/ou responsáveis, conta de consumo de água, luz ou telefone, atualizados;
  • Comprovante de proficiência em Língua portuguesa (para alunos não-brasileiros).

As fotocópias dos documentos descritos nas letras “a”, “c”, “d”, “e”, “f” e “g”, poderão ser autenticadas pela secretaria da Faculdade de Música Souza Lima- FMSL, se o candidato apresentar, no ato da entrega, a via original e a fotocópia simples do documento.

6.1. Informações Gerais sobre a matrícula 

Será permitida a matrícula por procuração, mediante entrega do original do Instrumento de Mandado que será retido no ato da matrícula, acompanhado de cópias autenticadas em cartório dos documentos de identidade do candidato e do procurador.
 Deverá ser apresentada uma procuração por candidato.
Toda documentação exigida para a matrícula, relacionada no item (6), deste Manual, deverá ser apresentada no prazo estabelecido, não sendo admitida matrícula condicional, exceto no caso de proficiência em Língua Portuguesa.

7. Das Disposições Finais
     
A utilização de recurso fraudulento, em qualquer uma das fases do Vestibular, implicará, além da exclusão do candidato, a aplicação das penalidades previstas na Lei Penal.
O Edital nº. 01/2016 e os programas das provas e as instruções complementares que constam dos Anexos I, II e III, estarão disponíveis no site da FMSL- www.souzalima.com.br/faculdade.
            
Informações sobre o curso e sobre os Atos de seu credenciamento, qualificação do corpo docente e recursos materiais disponíveis encontram-se na Diretoria de graduação, Coordenadoria de curso e no site www.souzalima.com.br/faculdade.  
            
Sempre que necessário, serão divulgados no site da Faculdade de Música Souza Lima, editais e avisos oficiais complementares sobre o Vestibular  - 2016.
            
É obrigação do candidato manter-se informado das datas, locais e prazos estabelecidos no presente Edital, bem como em novos editais e avisos que vierem a ser publicados.

7 . Conteúdos Programáticos das Disciplinas do Vestibular

7.1. ANEXO I
                                 
Prova de Conhecimento Comum - Redação
Programa de Redação 

A prova de redação constará de uma dissertação sobre um tema proposto. O candidato receberá, o caderno de redação, pré-identificado no qual a redigirá com caneta de tinta azul escura.

A redação deverá ser feita em letra legível, não sendo permitida a interferência ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado condição especial para esse fim. Ao final da prova, o candidato deverá entregar o caderno de redação ao fiscal de sala.

Na avaliação da redação serão considerados os seguintes aspectos:

ADEQUAÇÃO À PROPOSTA

  • Relação entre a tese, o tema proposto e a delimitação representada pela questão proposta.
  • Formulação de uma tese bem definida.
  • Adequação do texto à modalidade dissertativa.


ARGUMENTAÇÃO E COERÊNCIA

  • Não contradição entre introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Seleção harmônica de argumentos, exemplos, dados.
  • Aproveitamento, associação e complementação relevante das idéias, apresentadas na coletânea.


ESTRUTURA E COESÃO

  • Presença das três partes características da dissertação: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Articulação entre os parágrafos.

LINGUAGEM

  • Respeito à norma culta da língua.
  • Adequação vocabular.
  • Clareza das construções frasais.

INFORMATIVIDADE

  • Apresentação de argumentos completos e exemplos não mencionados na coletânea.
  • Ausência de frases feitas e “chavões”.
  • Articulação pertinente do tema com outras questões a ele relacionadas.

A redação deverá ter uma extensão mínima de 15 linhas e máxima de 20 linhas.
A prova de redação terá caráter eliminatório e classificatório e será avaliada na escala de (0) zero a (10) pontos.
O candidato não habilitado será excluído do Concurso Vestibular.
Critérios – Serão avaliados cinco itens com os seguintes conceitos:
            A - Excelente ( 10 /  8 pontos).
            B - Bom ( 8 / 6 pontos).
            C - Satisfatório ( 6 / 4 pontos).
            D - Suficiente ( 4 / 2 pontos).
            E – Insuficiente ( 2 / 0 pontos).


7.2. ANEXO II

Prova de Conhecimento Comum – Harmonia
Programa de Habilidade Harmonia

A Prova de Conhecimento Comum Harmonia constará de exame realizado em etapa única. Para a prova, o candidato deverá portar, somente, duas canetas esferográficas (tinta azul ou preta), lápis, borracha e o uso de instrumento próprio.

HARMONIA: programa/conteúdo
1 – Leitura de claves de sol e fá.
2 – Escalas maiores e menores.
3 – Reconhecimento de intervalos.
4 – Construções de tríades.
5 – Construção de acordes com sétima (tetracordes).
6 – Inversão de acordes (tríades e tétrades).
7 – Distribuição de acordes.
8 – Campo harmônico maior.
9 – Tensões harmônicas.
10 – Modos Gregos.
11 – Funções harmônicas do Campo Harmônico Maior.

7.3. ANEXO III

Prova de Habilidade Específica- Percepção e Prática Instrumental

 

Conteúdo Programático

A Prova de Habilidade Específica constará de dois exames:
- Percepção.
- Prática Instrumental.

Exame de Percepção

Programa/conteúdo
- Reconhecimento de intervalos melódicos e harmônicos, escalas, modos, tríades e suas inversões e ritmos.

Exame de Prática Instrumental                         
             
Para a prova de Instrumento, o candidato deverá executar uma peça de livre escolha do repertório popular. Não serão aceitas composições originais. Piano, bateria e amplificadores estarão à disposição do vestibulando. O candidato deverá providenciar acompanhador, máximo dois, ou play along. Para a Prova Prática, o candidato deverá trazer 3 (três) cópias das partituras.

Canto  

1 – Peça do repertório standard, com acompanhamento ou play along.
2 – Escalas, arpejos de tríades e tétrades do Campo Harmônico Maior e Modos.
3 – Leitura.

Cordas: (guitarra e contrabaixo) 
Guitarra

1 – Peça do repertório standard, com acompanhamento ou play along.
2 – Escalas, Arpejos, Acordes e inversões do Campo Harmônico Maior, incluindo modos gregos.

Contrabaixo

1 – Peça do repertório standard, com acompanhamento ou play along.
2 – Escalas, Arpejos do Campo Harmônico Maior, incluindo modos gregos.
3 – Condução de linhas Básicas de Bossa Nova, Samba, Funk e Jazz.

Piano

1– Escalas, Arpejos, Acordes e inversões do Campo Harmônico Maior,    incluindo modos Gregos.
2 – Peça do repertório standard, com acompanhamento ou play along.
3 – Escalas, arpejos de tríades e tétrades do Campo Harmônico Maior e Modo.
4 – Leitura. 



Sopro: (trompete e saxofone)

Trompete

1 – Peça do repertório standard, com acompanhamento ou play along.
2 – Escalas, Arpejos, do Campo Harmônico Maior, incluindo modos gregos.
3 – Leitura.

Saxofone

1 – Escalas, Arpejos, Acordes do Campo Harmônico Maior, incluindo modos gregos.

Percussão
Bateria

1 – Leitura rítmica em 2/4, 3/4 , 4/4 e 6/8.
2 – Rudimentos: toque simples, toque duplo, paradiddle, flam, rufo aberto e rufo fechado.
3 – Execução de grooves de Samba, Funk e Swing com metrônomo.

 

  

 

 

Visite o site: www.faculdadesouzalima.com.br

Contatos: 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.