Edital 2018

EDITAL DO VESTIBULAR 2018

25 e 26 de Novembro  de 2017

FACULDADE DE MÚSICA SOUZA LIMA - FMSL

Bacharelado em Instrumento e Canto em 4 anos no Brasil
Autorizada pela Portaria MEC nº. 1.223, de 5 de outubro de 2010

EDITAL  nº. 01/2018

O Diretor da Faculdade de Música Souza Lima- FMSL, no uso de suas atribuições legais e regimentais, considerando o Vestibular- 2017; o Regimento Interno da FMSL em seu TÍTULO IV, capítulo II, artº. 40; Portaria Normativa nº. 40, de 12 de dezembro de 2007, Portaria Ministerial nº 1.223, de 05 de outubro de 2010 e a legislação vigente.

RESOLVE  
Tornar público o Edital de abertura do Vestibular - 2018 e faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições destinadas à classificação dos candidatos às vagas oferecidas para o ingresso no curso de Bacharelado em Música da Faculdade de Música Souza Lima- FMSL, para matrícula no ano letivo de 2018. 
O Vestibular em questão poderá ser realizado através de processo seletivo regular, nos dias 25 e 26 de Novembro de 2017 ou, em havendo vagas remanescentes, através de Processo Seletivo simplificado, em obediência às seguintes condições:

1.INSCRIÇÕES

Ao se inscrever, o candidato aceita, de forma irrestrita, as condições contidas neste Edital e no Manual do Candidato, não podendo delas alegar desconhecimento.
Os candidatos poderão imprimir o Manual do Candidato, diretamente a partir do site do processo  
www.souzalima.com.br/faculdade, ficando a Comissão Permanente do Vestibular da Faculdade de Música Souza Lima-(COPEVE), desobrigada da entrega de qualquer manual impresso.
Recomenda-se aos candidatos que, ao se inscreverem, já providenciem os documentos necessários à matrícula, no caso de sua aprovação, item (9.1).

O Vestibular 2018- FMSL destina-se aos candidatos que concluíram ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio ou equivalente,  obrigatoriamente reconhecidos pelos órgãos competentes, a legislação oficial vigente e/ou MEC, e que venham comprovar a conclusão destes cursos no ato da matrícula, sob pena de perder o direito à vaga.
Toda e qualquer inscrição terá caráter condicional e poderá ser invalidada a qualquer tempo se for constatada irregularidade nas informações apresentadas. 
Os portadores de necessidades especiais deverão preencher o campo próprio do requerimento de inscrição, especificando os recursos e condições adicionais necessários à realização de suas provas.
O candidato portador de necessidade especial, que precisar de tempo adicional para realização das provas, deverá requerê-lo por escrito, com justificativa de sua deficiência, até o último dia da inscrição.
Não será permitida a realização nem o pagamento da inscrição de forma diferente do determinado no presente Edital.
O comprovante de inscrição no Vestibular 2018 - FMSL é o original do comprovante de depósito referente à taxa de inscrição, feito no Banco Itaú via depósito identificado  ou na secretaria da faculdade, até a data de encerramento das inscrições.

• PRAZO
As inscrições no Vestibular 2018- FMSL deverão ser realizadas no período de 5 de Abril à 23 de Novembro de 2017, mediante o preenchimento da ficha de inscrição, por meio do site 
www.souzalima.com.br/faculdade, no qual o candidato deverá clicar o link vestibular e seguir as orientações disponíveis e, após ler o Edital, preencher, atentamente, os campos solicitados para efetivação da inscrição ou na secretaria da faculdade.
Caso ocorram problemas técnicos no servidor de Internet que atende o site do Vestibular no último dia de inscrição, o período de inscrição será prorrogado por mais um dia.

• TAXA

O valor da taxa de inscrição no Vestibular 2018 - FMSL será de R$ 120,00 (cento e vinte reais). 

Para alunos regularmente matriculados no Conservatório Souza Lima, a taxa será de R$ 100,00 (cem reais), que poderá ser pago via depósito identificado  em qualquer agência do Banco Itaú, até o dia 23 de Novembro de 2017, em horário bancário.

Não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto no caso de cancelamento do Vestibular e nos casos em que o candidato tenha efetuado o   pagamento do boleto bancário, referente à taxa de inscrição, após a data limite. 
Nestes casos, o candidato deverá entrar com um requerimento solicitando o ressarcimento, na sede da Faculdade de Música Souza Lima à rua Maria Figueiredo, nº. 560 - Bairro Paraíso – cidade de São Paulo.
 Poderá ser concedida isenção da taxa de inscrição ao candidato carente que comprove essa condição, segundo critérios pré-determinados pela Comissão Executiva do Vestibular - 2018. 
Para tanto, ele deverá solicitar a isenção na sede da FMSL,  rua Maria Figueiredo, nº 560- Bairro Paraíso, na cidade de São Paulo. As solicitações de isenção deverão ser requeridas no dia 16 de Novembro de 2017, das 9h às 19h.
 O resultado dos pedidos será divulgado no dia 21 de Novembro de 2017 até às 17h, conforme orientações entregues quando da solicitação.

• PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
O pagamento via depósito deverá ser feito no Banco Itaú, após o preenchimento correto do formulário de inscrição, no site do vestibular 
www.souzalima.com.br/faculdade
ATENÇÃO! A inscrição só será efetivada após o depósito identificado ou na secretaria da Faculdade Souza Lima no prazo estipulado no item 1.2,  
O candidato deverá guardar o comprovante do pagamento, da taxa de inscrição, até o término da segunda fase do Vestibular.

• ESCOLHA DO CURSO
No ato da inscrição, o candidato deverá indicar o curso, objeto da inscrição, e fazer a escolha do instrumento musical que será utilizado na segunda fase.

• ALTERAÇÃO DE DADOS
Não serão permitidas alterações de dados. São de total responsabilidade do candidato ou de seu representante os dados preenchidos no formulário de inscrição.

• LOCAL DE PROVA
A homologação das inscrições, será publicada no dia  24 de Novembro de 2017, na sede da Faculdade de Música Souza Lima e no site   
www.souzalima.com.br/faculdade.
Todos os candidatos com  inscrições homologadas, farão as provas da primeira e segunda fases na sede da FMSL – rua Maria Figueiredo, nº. 560,  Bairro Paraíso, na cidade São Paulo. Não será permitido  a realização das provas, escritas ou de Habilidade Específica, em local diferente daquele constante no site da Instituição, ou neste Edital.

• BANCA ESPECIAL
Candidatos portadores de necessidades especiais, gestantes, lactantes, acidentados, portadores de moléstias contagiosas, entre outros casos que impeçam a realização da prova em condições normais, deverão no ato da inscrição assinalar em campo próprio esta condição. 

Na ocasião deverá descrever, resumidamente, a situação especial, assim como número de telefone para que a Comissão possa estabelecer contato e determinar a forma de atendimento diferenciado. Os portadores de deficiência visual farão Prova Oral. 

A Comissão reserva-se o direito de exigir a apresentação, por parte do candidato, de atestado médico, se for o caso. Situações emergenciais ou motivadas por acidentes deverão ser comunicadas, com a maior antecedência possível, à Comissão Executiva do Vestibular, visando o atendimento adequado, à Rua Maria Figueiredo, nº. 560 (sede da FMSL).

Nesses casos, a Banca Especial somente será disponibilizada no local onde as provas estarão sendo aplicadas.

O candidato que não cumprir esta exigência dentro do prazo estipulado, não terá direito a banca especial.

2.VAGAS 
A Faculdade de Música Souza Lima- FMSL oferece 140 vagas no  Vestibular - 2018, assim distribuídas:

Curso

Turno

Vagas

Início/aulas          

Autorização

Bacharel. em    Música

Diurno

  140

Fev. 2018

Port. MEC.1223/2010

3.PROVAS

As provas do Vestibular 2018 - FMSL serão realizadas em 2  fases para o curso de Bacharelado em Música.


3.1. DATAS E HORÁRIOS DAS PROVAS

As provas constituir-se-ão de Conhecimento Comum e de Habilidade Específica.
O candidato estará obrigado a apresentar, em todas as etapas do processo seletivo, o documento de identidade na sua forma original ou em fotocópia autenticada, assim considerados aqueles previstos no item 9.1. sob pena de ser eliminado do Vestibular 2018 - FMSL.

Somente os candidatos, devidamente identificados, poderão ter acesso ao local de realização das provas. 

Em caso de extravio de algum dos documentos exigidos, o candidato deverá apresentar Boletim de Ocorrência relacionado ao fato.

Durante a realização das provas, não será permitido ao candidato o uso de relógios de qualquer tipo, boné, chapéu, óculos escuros, celulares, pagers, protetor auricular, máquinas calculadoras, pen-drive, ipod, ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico.

3.1.1. SISTEMA DE PROVAS

A primeira fase corresponderá à realização das Provas de Conhecimento Comum (PCC), de caráter eliminatório e classificatório, e terão a seguinte composição:

Área

Curso

Data

Horário

Provas

Música

Bacharelado em Música

25/11/2017

14h

Redação

 

 

 

15h30

Harmonia

A segunda fase corresponderá à realização das provas de Habilidade Específica (PHE), de caráter eliminatório e classificatório, e terão a seguinte composição:

Área

Curso

Data

Horário

Provas

Música

Bacharelado em Música

26/11/2017   

9h

Percepção

 

 

 

10h30

Prática Instrumental

3.1.2. PRIMEIRA FASE

As Provas de Conhecimento Comum (PCC) serão aplicadas nos dias 25 e 26 de Novembro de 2017, para todos os candidatos do curso de música, no local definido no item (1.6) do presente Edital. 
O portão será aberto, para a entrada dos candidatos, às 13h30 e fechará às13h50, após o que, não será permitida a entrada de nenhum candidato.
A hora de início das provas será às 14h e término às 17h, já computado o tempo para o preenchimento da folha de redação. 
Os horários citados neste Edital serão estabelecidos com base na Hora oficial de Brasília.

3.1.3. SEGUNDA FASE:  
As provas de Habilidade Específica (PHE) ocorrerão no dia 26 de Novembro de 2017, no local, definido no item (1.6), do presente Edital. O portão será aberto, para a entrada dos candidatos às 8h30 e fechará às 8h50. As provas  terão início às 9h.

3.1.4. FOLHA DE REDAÇÃO
Na folha de redação estarão previamente registrados os dados do candidato, que deverão ser conferidos por ele. A prova de Redação deverá ser redigida (a caneta tinta azul-escura) em sua forma final, na Folha de redação, utilizando a norma escrita culta. Em hipótese alguma será corrigida no espaço reservado ao rascunho.

A prova de Redação constará de uma questão discursiva, com tema diversificado, que deverá ser respondida com um mínimo de 15 e um máximo de 20 linhas, e terá seu julgamento realizado por docente de Língua Portuguesa com larga experiência na área, sendo considerados, na correção, entre outros, os seguintes aspectos: a) Adequação à proposta; b) Argumentação e Coerência; c) Estrutura e Coesão; d) Linguagem; e)  Informatividade. 

ATENÇÃO: A duração máxima, de 3h , conforme item 3.1.2, inclui a Prova de Redação, que terá duração de 1h30 e a prova de Harmonia que terá a duração de 1h30. Não será concedido tempo extra para o preenchimento da folha de redação.

3.2. MATERIAL
Cada candidato deverá trazer, por ocasião da realização das provas:
• documento oficial de identificação com foto (item 9.1);
• comprovante do pagamento da taxa de inscrição;
• lápis;
• borracha;
• caneta esferográfica, tinta azul-escura.


3.2.1 GABARITO    
O gabarito da prova de Harmonia, da primeira fase, será publicado no site 
www.souzalima.com.br/faculdade, no dia 27 de Novembro de 2017. Após a publicação do gabarito, os candidatos terão até 48 horas para protocolar, na Comissão Executiva do Vestibular, rua Maria Figueiredo, nº.560-Bairro Paraíso, cidade de São Paulo, qualquer contestação em relação ao mesmo, desde que fundamentada corretamente. Em caso de questão(ões) anulada(s), somente serão computadas, para classificação, as questões válidas. A contestação do gabarito restringe-se, exclusivamente, às provas objetivas, não sendo este procedimento estendido, sob hipótese nenhuma, às provas discursivas e Provas de Habilidade Específica (PHE).

Devido à natureza do Vestibular, em nenhuma hipótese será concedida revisão de provas, contagem e/ou recontagem de notas para qualquer uma das Provas de Conhecimento Comum (PCC) e/ou Prova de Habilidade Específica (PHE).
            
Não se acolherá recurso contra qualquer decisão da Comissão Permanente do Vestibular da FMSL (COPEVE).

4. PROGRAMAS


Os programas das disciplinas serão os constantes do Manual do Candidato, disponível no site do Vestibular.

5. DISCIPLINA E SEGURANÇA

A Comissão Permanente do Vestibular terá amplos poderes para orientação e montagem das provas e do esquema de segurança, fiscalização, correção e publicação dos resultados. Durante todas as fases do processo seletivo serão preenchidas as folhas de identificação para futuro confronto com a lista dos aprovados. Caso o candidato não preencha a folha de identificação será desclassificado do processo seletivo.
Constatado a suposição da ocorrência do crime de falsidade ideológica, o candidato perderá a vaga e serão tomadas as medidas cabíveis policiais e judiciais para a responsabilização pelo referido crime. Durante a realização das provas, o candidato que infringir as normas do Vestibular, dentro ou fora das salas, comprometendo o andamento dos trabalhos, será advertido e, em caso de reincidência, eliminado do Vestibular. Qualquer informação solicitada por telefone, e-mail ou fac-símile não se reveste de caráter oficial. Também, caso haja dificuldades na identificação do candidato durante o início das provas, a Comissão se reserva no direito de coletar a impressão digital do candidato, como forma de identificação.

6. NOTAS, PESOS E CRITÉRIOS DE DESEMPATE  
6.1. PESOS

A Média Final de cada candidato aprovado, denominada MF, corresponderá à nota obtida pela média aritmética ponderada entre a Nota Final das Provas de Conhecimento Comum (NFCC) por ele obtida, e Nota Final da Prova de Habilidade Específica (NFHE) por ele obtida: MF = (NFCC) + (NFHE). A Média Final (MF) será utilizada para efeitos de classificação final do candidato, no curso por ele solicitado no ato da inscrição.

6.1.1. PRIMEIRA FASE

As provas da primeira fase terão a seguinte composição:

Área

Curso

Data

Provas

Peso  

Música

Bacharelado em Música

25/11/2017

Redação(Port.Ingl./ Esp.)

     2

 

 

 

Harmonia

     2

            A prova de Redação terá sua nota variando de 0 (zero)  a 10 pontos, com peso 2. A prova de Harmonia terá sua nota variando de 0 (zero) a 10 pontos, com peso 2. A nota final das Provas de Conhecimento Comum, denominada NFCC, será a média ponderada das notas atribuídas às provas: 
NFCC = (Red. x 2) + (Harm. x 2)

6.1.2. SEGUNDA FASE

As provas da segunda fase terão a seguinte composição:

Área

Curso

Data

Provas

Peso

Música

Bacharel.  em Música

26/11/2017

Percepção

     2

 

 

 

Prática Instrumental

     4

Será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos em cada uma das avaliações que compõem a Prova de Habilidade Específica (PHE). A nota final do candidato, denominada NFHE, será a média ponderada das notas atribuídas às provas: NFHE = (Perc. x 2) + (Prát. Instr. X 4)

Os procedimentos e os critérios para elaboração, avaliação e correção das Provas de Conhecimento Comum (PCC) e da Prova de Habilidade Específica (PHE) são de competência e responsabilidade exclusiva de Bancas Especiais e/ou Avaliadores.

6.2. CRITÉRIO DE DESEMPATE

Na ocorrência de candidatos com Média Final (MF) igual, o critério de desempate adotado, para fins de classificação, obedecerá sucessivamente, ao seguinte critério de desempate, na ordem apresentada:

Maior pontuação nas provas de:

 a) Prática Instrumental;  b) Percepção; c) Harmonia; e  d) Redação.

Se persistir o empate, dar-se-á preferência ao candidato mais idoso, considerando para contagem da idade o ano, mês e dia de nascimento.


7. CLASSIFICAÇÃO 

As vagas disponíveis serão preenchidas, pelos candidatos classificados,  com as maiores médias finais (MF) obtidas, conforme o disposto no item (6), do presente Edital, até o limite de vagas ofertado. 

No caso de não preenchimento do total de vagas serão convocados, ainda pela ordem de classificação, através de chamadas complementares, novos candidatos. 

É de responsabilidade do candidato acompanhar todas as chamadas não podendo alegar desconhecimento da publicação das mesmas. 

Serão considerados aprovados nas Provas de Conhecimento Comum (PCC) e de Habilidade Específica (PHE) os primeiros 140 candidatos classificados. 

Estará desclassificado o candidato que obtiver nota inferior a 3,0 em qualquer uma das Provas de Conhecimento Comum (PCC), como também em qualquer uma das avaliações da segunda fase (PHE). 

Será eliminado o candidato que: 
• Faltar qualquer dia de aplicação das provas;
• Ausentar-se, permanentemente, do local de aplicação das provas;
• Comunicar-se com outro candidato, utilizar meios ilícitos durante a realização das provas ou praticar atos contra as normas ou a disciplina deste processo.

8. RESULTADO

O resultado do Vestibular será disponibilizado no dia 28 de Novembro de 2017. A listagem dos candidatos aprovados será divulgada no site  
www.souzalima.com.br/faculdade e no quadro de avisos da faculdade. 

O candidato poderá consultar sua classificação no site do Vestibular, a partir do dia seguinte à divulgação do resultado final.

Caberá à Direção da Faculdade de Música Souza Lima- FMSL homologar os resultados do Vestibular 2018 e em seguida divulgar a lista dos classificados através de Edital afixado nas dependências da FMSL e no site  
www.souzalima.com.br/faculdade.
Qualquer lista contendo o nome dos classificados no Processo Seletivo Vestibular 2018, divulgada de forma diversa da mencionada anteriormente, não será reconhecida pela FMSL, tendo a mesma caráter meramente informativo.

Não se considera omissão da Faculdade de Música Souza Lima- FMSL a ausência de divulgação da lista contendo o nome dos classificados em qualquer outro meio de comunicação que não os mencionados no parágrafo anterior. 
Os resultados do Vestibular - 2018, serão válidos única e exclusivamente para esse Vestibular, independentemente da data de início das aulas.


9. MATRÍCULA
Os candidatos classificados adquirirão direito à matrícula apenas no ano letivo de 2018, observando-se o prazo de validade do Vestibular 2018-FMSL.

 Se o total de vagas para o curso não for preenchido, após a fase de habilitação à matrícula, os candidatos que não foram eliminados, nem convocados inicialmente, serão chamados para exercer seu direito à matricula, sucessivamente, pela ordem de classificação através de Edital afixado no quadro de avisos da Faculdade de Música Souza Lima e publicado no site 
www.souzalima.com.br/faculdade

À partir do dia 1 de Dezembro de 2017, caso o candidato não tenha se apresentado para a matrícula no período de 28 à 30 de Novembro de 2017, o mesmo será considerado desistente, perdendo seu direito à matrícula, e será chamado o candidato subsequente na lista de classificação.
No ato da matricula, o candidato classificado, obrigatoriamente, deverá apresentar-se à secretaria da Faculdade de Música Souza Lima, no horário e data previamente estabelecido no Manual do Candidato, de posse de todos os documentos elencados no item (9.1).
Em caso de impossibilidade de comparecimento do candidato classificado, para realizar sua matrícula, será permitido que se faça representar, no horário previamente estabelecido no Manual do Candidato, de posse de todos os documentos elencados no item (9.1), por procurador, desde que este se apresente munido de Instrumento Procuratório com poderes específicos para matricular o outorgante na Faculdade de Música Souza Lima- FMSL. Suas decisões serão aceitas como do candidato.

Caso o candidato tenha sido classificado em chamada complementar, conforme estabelecido nos itens 7 e 10 deste Edital, deverá apresentar-se à secretaria da Faculdade de Música Souza Lima, rua Maria Figueiredo, nº. 560, Bairro Paraíso-  cidade de São Paulo, de posse de todos os documentos relacionados no item (9.1),do Edital.

Perderá o direito à vaga o candidato classificado que: 

a) Não comparecer no local, data e horário estabelecidos pela    Secretaria Acadêmica da FMSL e que se encontram expressos no Manual do Candidato ou no Edital se for o caso, exceto quando representado por procurador;

b) Não apresentar qualquer um dos documentos solicitados neste Edital e que são obrigatórios para a efetivação da matrícula;

c) Por qualquer razão, não efetivar a sua matrícula nas datas e horários previamente estabelecidos no Manual do Candidato; 

d) Tenha utilizado documentos ou informações falsas em qualquer das fases do Vestibular;

e) Tenha utilizado meios ilícitos na realização do Vestibular 2016, mesmo que o conhecimento do fato seja superveniente à matrícula;

 f) Não efetue a matrícula nas datas determinadas.

9.1. DOCUMENTAÇÃO 

O candidato classificado no Vestibular 2018-FMSL deverá apresentar-se, no ato da matrícula, portando toda a documentação elencada neste item, sob pena de perder o direito à vaga. São documentos obrigatórios para a matrícula: 
• Histórico Escolar do Ensino Médio (original e fotocópia legível); 
b) Se o candidato for portador de Diploma de Curso Técnico Profissionalizante ou Superior, deverá apresentar  01( uma) fotocópia deste documento frente e verso, autenticada e legível. Neste caso o candidato estará dispensado da apresentação do Histórico Escolar;  

c)   Cédula de Identidade (original e fotocópia); 

d)   CPF (original e fotocópia);

e)  Certidão de Nascimento ou Casamento (original e fotocópia);

f) Prova de Quitação com o Serviço Militar para candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos e menores de 45 anos (original e fotocópia);

g) Título de Eleitor com comprovante de votação na última eleição (original e fotocópia);

h)  Uma foto 3x4, colorida e atualizada com data entre 2015 e 2017;

i) Comprovante de residência em nome do candidato ou dos pais e/ou responsáveis, conta de consumo de água, luz ou telefone, atualizados (original e fotocópia);

j) Comprovante de proficiência em Língua Portuguesa (para alunos não-brasileiros).            

São considerados documentos de identidade civil:

• Carteira de Identidade tipo RG, expedida pela Secretaria de Segurança Pública;

• Carteira de Identidade Profissional validada por lei como sendo identidade civil para todos os fins legais, expedida por órgão representante de classe oficial (Ex: OAB, CRM, CREA, CRQ, etc);

• Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); 

• Carteira de Motorista no modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei nº. 9.503/97; 

• Passaporte, desde que esteja dentro do prazo de validade na data da  matrícula.
 São considerados documentos de identidade militar, desde que estiverem dentro do prazo de validade na data da matrícula:

a) Carteira de Identidade das Forças Armadas; 

b) Carteira de Identidade da Polícia Militar.

É considerado documento de identidade para estrangeiros, a cédula de identidade para estrangeiros emitida pelo órgão competente, desde que esteja dentro do prazo de validade na data da matrícula.
Para fins de matrícula, NÃO serão aceitos como documentos de identidade:
• Carteira de Motorista em modelo diverso do aprovado pelo artigo 159 da Lei nº. 9.503/1997;

• Carteira de Estudante e/ou qualquer outro documento que não esteja previsto no item 9.1.

OBSERVAÇÕES:

As fotocópias dos documentos descritos nas letras "a", "c", "d", "e", "f", "g" do item (9.1) poderão ser autenticadas pela secretaria da Faculdade de Música Souza Lima. Esta forma de autenticação somente se procederá se o candidato apresentar, no ato da entrega, a via original e a fotocópia simples do documento.

Entende-se por comprovante de residência contas de consumo de água, luz ou telefone fixo em nome do candidato ou dos pais e/ou responsáveis.

Será permitida a matrícula por procuração (Procuração Particular, com firma reconhecida em cartório), mediante entrega do original do instrumento de mandado que será retido no ato da matrícula, acompanhado de cópias autenticadas em cartório dos documentos de identidade do candidato e do procurador. Deverá ser apresentada uma procuração por candidato.

Toda documentação exigida para a matrícula deverá ser apresentada no prazo estabelecido, não sendo admitida matrícula condicional, salvo proficiência na língua portuguesa.

Os estudantes internacionais, não-brasileiros, deverão comprovar, obrigatoriamente, exame de proficiência na língua portuguesa no prazo de 2 (dois) anos, sob pena de suspensão das atividades acadêmicas caso a referida proficiência não seja apresentada.

10. DIVULGAÇÃO DAS CHAMADAS 

Na hipótese de não haver o preenchimento total das vagas após a matrícula, a Faculdade de Música Souza Lima – FMSL procederá tantas chamadas complementares quantas forem necessárias para preencher as vagas ofertadas neste Vestibular.

Serão consideradas vagas restantes aquelas abertas em virtude da não efetivação da matrícula.

As chamadas complementares de que trata este item serão feitas através de Edital afixado nas dependências da FMSL e no site 
www.souzalima.com.br/faculdade, nas datas e prazos previstos no Manual do Candidato.

Para preenchimento das vagas restantes, casos elas venham a existir, utilizar-se- á o critério de maior média final (MF), respeitado o disposto no item 6, do Edital.

Caso as vagas restantes não sejam totalmente preenchidas dentro dos prazos especificados no Manual do Candidato, a Comissão Permanente do Vestibular - COPEVE, no intuito de atender o interesse público, reserva-se o direito de proceder à chamadas complementares após as datas previstas no referido Manual. 

A Faculdade de Música Souza Lima- FMSL não se obriga a enviar nenhum comunicado ao candidato classificado em chamada complementar, independentemente da data em que for disponibilizada a informação no site do Vestibular e da divulgação do Edital, cabendo, exclusivamente ao candidato, o acompanhamento das listas que serão divulgadas. 
 É responsabilidade do candidato acompanhar  todas as chamadas, não podendo alegar desconhecimento da publicação das mesmas.

11. VALIDADE

O presente Vestibular terá validade para o ano letivo de 2018. Os documentos relativos ao mesmo, após a divulgação do resultado da MF (previsto para 8 de Dezembro de 2015), serão arquivados por um período de 05 cinco meses e  destruídos após esse prazo.

12. DISPOSIÇÕES GERAIS 

O candidato aceita de forma irrestrita e irrevogável todas as condições contidas neste Edital e no Manual do Candidato, que constituem as normas que regem o Vestibular - 2018 da Faculdade de Música Souza Lima- FMSL, não podendo delas alegar desconhecimento.

Os casos omissos deste Edital serão deliberados pela Comissão Permanente do Vestibular da FMSL- COPEVE e, em última instância, pelo Conselho Superior da Faculdade de Música Souza Lima.
Este Edital entrará em vigor a partir da data de sua publicação.

São Paulo, 04 de Abril de 2017.