Convênio exclusivo com a Berklee

 

Lionel Lamy, Gary Burton, Antonio Mário Cunha, Cristiane Cunha, Larry Monroe, Greg Badolato oficializaram convênio exclusivo da Berklee College of Music com o Conservatório Souza Lima, em maio de 1998 e em outubro de 2003 é outorgado e reconhecido o direito exclusivo de criar a 1a Faculdade Internacional de Música Souza Lima & Berklee do Brasil Visite o site: www.berklee.edu

 

 
Saiba um pouco mais sobre a Berklee College Of Music


SOUZA LIMA CONSERVATÓRIO E PRODUÇÕES É O REPRESENTANTE EXCLUSIVO E OFICIAL NO BRASIL DA BERKLEE COLLEGE OF MUSIC

A Berklee
A Berklee College of Music é a maior instituição autônoma de ensino superior de música e o principal centro de música contemporânea do mundo. Atualmente, ministra cursos a 3.700 estudantes, com um corpo docente composto por mais de 450 professores, e oferece 800 vagas na república da universidade, que constitui uma criativa comunidade musical internacional de Instrumentistas, cantores, compositores e arranjadores, engenheiros, produtores, professores, profissionais de empresas e terapeutas musicais.

Quando se reúne essa enorme variedade de músicos com as amplas instalações e o dinamismo da Berklee, o resultado é experiência de aprendizado completo.

A Berklee é uma instituição internacional de ensino superior diferente de qualquer outra. Uma de suas principais metas é a de fomentar o entendimento internacional por meio da música; com isso, atrai músicos de todas as partes do mundo. Ela está entre as instituições de ensino superior particular dos EUA que oferece programas de quatro anos de estudos, e tem a maior porcentagem de estudantes vindos do exterior - quase 40%, representando mais de 75 países.

Localização
A Berklee College of Music está localizada no Fenway Cultural District (Distrito Cultural de Fenway) em Boston, e é parte da área histórica Back Bay da cidade. É um ambiente urbano cultural incomparável, com museus, conservatórios, bibliotecas, teatro e auditórios de categoria internacional, como o Symphony Hall e o Berklee Performance Center.

Em Boston estão localizadas também algumas das melhores faculdades e universidades do mundo, o que justifica o grande número de alunos, por volta de 240.000, que dão um toque jovialidade à cidade. Além do complexo cultural que é a Berklee, a cidade oferece um ambiente dinâmico de clubes e concertos, com cafés e clubes, onde se pode ouvir rock and roll alternativo, bluegrass, blues, coutry-western, dance, folk, jazz, reggae e musica internacional. A Berklee localiza-se na rota do amplo sistema de transporte público de Boston, o que permite aos estudantes usufruir tudo o que Boston tem de melhor a oferecer, inclusive os inúmeros e magníficos parques, praças, trilhas de bicicletas e anfiteatros.

Instalações
A Berklee procura expandir e melhorar as suas instalações. A instituição oferece a seus estudantes 10 estúdios de gravações, com equipamento profissional, com mais de 100 estações de trabalho MIDI e centenas de sintetizadores localizados no Learning Center (Centro de Aprendizagem) e nos vários laboratórios de departamentos. O Film Scoring Departament (Departamento de Composição e Partitura para Filmes) abriga 6 laboratórios para produção de trilhas sonoras e edição de filmes e vídeos.

Na Berklee Performance Center (Centro de Espetáculo da Berklee), considerado um dos melhores teatros de concerto da costa leste dos Estados Unidos, são apresentados centenas de concertos todos os anos, e inúmeras apresentações montadas por conhecidas empresas de promoções musicais. A Faculdade apresenta mais de 450 concertos de estudantes por ano em seus outros quatros auditórios para recitais. Eles também têm acesso a 40 salas para bandas, e mais de 300 salas privativas para estudo individual de instrumentos.

Programas
A Berklee oferece programa de estudos de quatro anos para a obtenção de diploma profissional de especialização, ou um curso universitário totalmente oficializado, para a obtenção do título de bacharel em música. Oferece, ainda, as seguintes matérias: Composição, Canto, Arranjo, Trilhas Musicais, Produção, Composição, Engenharia de Som, Performance Instrumental e Musicoterapia. O currículo básico da Universidade Berklee combina uma introdução ao jazz com teoria musical tradicional. Esta base prepara os alunos para explorar os estilos contemporâneos de música ensinados pela universidade, que incluem o jazz, pop, r&b, rock and roll e música internacional.

Corpo Docente
Um dos melhores recursos da Berklee é o seu corpo docente, que se compõe de mais de 370 músicos e educadores altamente qualificados, entre os quais o saxofonista e Diretor do Departamento de Instrumentos de Sopro Bil Pierce, a pianista e compositora Joanne Brackeen, o produtor e multiinstrumentista Al Kooper, o criador de arranjo e produtor Richard Evans, a vocalista Mili Bermejo, o vibrafonista Dave Samuel, o trompetista Tiger Okoshi e o saxofonista Walter Beasley. Gary Burton, vencedor do prêmio Grammy Award, é o vice-presidente exclusivo da Berklee.

Ex- alunos
Muitos músicos de língua portuguesa alcançaram sucesso em suas carreiras artísticas após terem freqüentado a Berklee, inclusive o saxofonista de jazz Leo Gandelman, a vocalista Luciana Souza, o artista de jazz Victor Assis Brasil, o arranjador e pianista Nelson Ayres, o saxofonista Roberto Sion, o pianista e compositor Rúria Duprat, guitarrista Lupa Santiago, Baterista Carlos Ezequiel entre outros.

Requisitos para Ingressos
Para assegurar que os alunos estejam devidamente preparados para vivenciar os empolgantes e desafiantes programas educacionais da Berklee, os candidatos devem ter obrigatoriamente dois anos de instrução musical formal em seu instrumento principal, incluindo método e materiais considerados padrão no setor, ou experiência artística prática. Os candidatos devem ter concluído satisfatoriamente uma escola secundária oficializada, e demonstrar conhecimento de elementos básicos de escrita musical e de inglês falado e escrito.

Os alunos advindos do programa de transferência de créditos das escolas conveniadas pelo BIN ( Berklee International Network), terão seu ingresso no 3 ano do curso, escolhendo a carreira específica para concluir o curso e diplomar-se pela Berklee de Boston, Eua.

Audições no Brasil
Todo ano, em abril, acontecem as audições, e as inscrições terminam em fevereiro de cada ano. Portanto, não perca a sua oportunidade de estudar nos EUA com descontos parciais, concorrendo à bolsas de estudo.

As vagas são limitadas, no máximo 70 candidatos por ano, e a procura é muito grande. Assim, o quanto antes, inscreva-se gratuitamente para a audição.

Confira as datas no site www.souzalima.com.br

O Candidato precisa ter concluído o nível intermediário para participar. Serão realizadas 4 provas:
I - Performance - interpretar 1 ou 2 músicas de livre escolha
II - Leitura de partitura
III - Improvisação
IV - Percepção

A Audição é gratuita e é realizada anualmente por uma comissão de professores da Berklee.
Para mais informações, acesse o site:
www.souzalima.com.br ou pelo e-mail
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e confira!


Audições Internacionais
Tanto os alunos interessados em receber um diploma profissional de especialização, como os candidatos a título em bacharel, podem candidatar-se à bolsa de estudo.
A atuação da Berklee College of Music ultrapassa os limites geográficos de Boston, desenvolvendo atividades em cidades como São Paulo (Brasil), Argentina, Finlândia, Grécia, Israel, Paris, Espanha, França, Alemanha, Malásia, Japão, Coréia, México, para citar apenas alguns países.
Durante todo o ano, os professores e instrutores da Berklee viajam pelo mundo inteiro, ministrando cursos e treinamento musical, ouvindo em audição milhares de candidatos á faculdade, e concedendo um total de 6 milhões de dólares em bolsa a músicos que demonstram possuírem um grande potencial artístico.

Audições nos EUA
Os interessados podem, também, candidatar-se à bolsa concedida pela Berklee enviando uma gravação e preenchendo o formulário do Berklee Entering Student Talent (B.E.S.T) Scholarship (bolsa de estudo por talento para novos alunos). Esse formulário contém instruções sobre como apresentar uma gravação de audição à Berklee, fornecendo dados sobre o conteúdo da gravação. Os compositores devem enviar as gravações e partituras com seus formulários.
A instituição realiza audições nas seguintes categorias instrumentais: Piano, contrabaixo, bateria, percussão, guitarra, canto, instrumentos de sopro etc.

Estudantes estrangeiros que querem ingressar na Berklee
A equipe de ingresso e aconselhamento da Berklee é composta por ex-alunos estrangeiros e seus familiares, que instruem os interessando a respeito dos currículos e programas da Berklee, os processos de imigração e sobre a maioria dos problemas culturais e socioeconômicas porque passam os estudantes estrangeiros. Convidamos todos os interessados a entrar em contato com os orientadores do Centro de Ingresso por telefone, fax ou e-mail, para esclarecer dúvidas sobre os programas da Berklee, bem como para obter informações sobre os procedimentos para ingresso, questões financeiras e quaisquer outros aspectos relativos à instituição.

Telefone: 0xx1 (617) 747-2222
Fax:0xx1-(617) 747-2047
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

São Paulo, Brasil
Telefone: 0xx 11 3884-9149
Fax: 0xx 11 3884-7611
E-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.